Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde em 2025

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025 alcançou o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, segundo dados do ICE (polícia de imigração) e do Departamento de Segurança Interna (DHS). O aumento expõe o endurecimento da política migratória americana sob a gestão de Donald Trump, que intensificou as operações de fiscalização e a cooperação com autoridades brasileiras.
Apenas em 2024, quase 2 mil brasileiros foram deportados em voos fretados. No total, entre 2021 e 2024, mais de 8 mil brasileiros foram devolvidos ao país, sendo a maioria dos voos pousando em Minas Gerais. No último final de semana, um voo fretado chegou a Confins com 110 deportados.
Desde janeiro, com o retorno de Trump, foi lançado um aplicativo que permite a imigrantes indocumentados de qualquer nacionalidade iniciarem o processo de “autodeportação”. Ao se retirarem voluntariamente do país, eles recebem as passagens de volta e um valor de cerca de US$ 1.000 (aproximadamente R$ 5.400). Especialistas estimam que o número de autodeportações possa ser o dobro das deportações formais e obrigatórias.
As consequências desse fluxo incluem a separação de famílias e um desafio humanitário para o Brasil, que não estava preparado para receber essa volta em massa. Até novembro do ano passado, cerca de 38.677 brasileiros já tinham uma ordem final de deportação e aguardavam a saída forçada dos EUA.
FONTE: Jovem Pan