Governador Tarcísio de Freitas inaugura Hospital Regional no interior do estado

O governo de São Paulo inaugurou na quinta-feira, 5, o Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, em Cruzeiro, cidade localizada no Vale do Paraíba. A unidade servirá de referência para 450 mil habitantes de 17 municípios e também para os 13 milhões de peregrinos e turistas que visitam a região por ano.
O investimento total alcança R$ 153,4 milhões. A gestão ficará sob responsabilidade do Instituto Sócrates Guanaes, organização social de saúde que assume a administração a partir da próxima segunda-feira, 9.
“A inauguração do Hospital Regional de Cruzeiro é um sonho de muito tempo. Um hospital que vai atender aos municípios da região e eliminar o sofrimento de muitas pessoas que têm que viajar quilômetros e quilômetros para suas terapias e vão ter oportunidade de fazer perto de casa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante a cerimônia.
Expansão progressiva
Na primeira etapa, o hospital oferecerá 18 leitos de observação e realizará exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, endoscopia digestiva e colonoscopia. Até abril, serão incluídas consultas ambulatoriais agendadas e o serviço de hospital-dia.
Entre maio e agosto, começam os atendimentos de urgência e emergência para adultos, além de clínica médica, UTI adulto, psiquiatria e ressonância magnética. De setembro a dezembro, entram em operação os serviços de obstetrícia e pediatria, com UTI pediátrica e neonatal, hemodiálise e cirurgias eletivas e de urgência.
A previsão é que todos os serviços estejam em funcionamento até janeiro de 2027, quando a unidade atingirá a capacidade máxima de 210 leitos.
Atendimento regional
O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, disse que “desde o início da gestão, o governador Tarcísio coloca para a gente a importância de estarmos cada vez mais próximos dos prefeitos e da população. A regionalização da saúde é conhecer a necessidade de cada região para saber o que vamos oferecer”, afirmou.
O hospital de Cruzeiro é a sétima unidade hospitalar entregue pelo governo paulista desde 2023. As outras seis inaugurações ocorreram em Bertioga, Mirassol, Bebedouro, Suzano (Alto Tietê), Barueri (Rota dos Bandeirantes) e Franco da Rocha, onde foi aberta uma maternidade.















