604 alunos passam de nÃvel e são reconhecidos na Arena de Eventos em Santana de ParnaÃba

A Prefeitura de Santana de ParnaÃba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade FÃsica, Esporte e Lazer (Smafel), promoveu a graduação de 604 alunos em modalidades de lutas, no sábado (25/10), na Arena de Eventos. Passaram de nÃvel os praticantes de jiu-jitsu, judô, karatê, muay thai, taekwondo e capoeira - todos alunos de unidades esportivas mantidas pela prefeitura.
Com espaço lotado, o evento reuniu autoridades locais, mestres, professores, coordenadores e familiares. Na ocasião, cada aluno recebeu um certificado de graduação, que marca o reconhecimento formal pelo seu desempenho e evolução na modalidade.
Nas artes marciais (judô, jiu-jitsu, karatê e taekwondo), essa graduação é feita por faixas, cujas cores representam o nÃvel de conhecimento, habilidade e dedicação do aluno; no muay thai, utiliza-se o kruang (corda trançada), em que a cor também simboliza o nÃvel do aluno; e, na capoeira, a evolução é marcada pelo sistema de cordões, com cores que indicam o nÃvel técnico.
Os graduados treinam nas unidades coordenadas pela Smafel espalhadas pela cidade, nos bairros Jardim Isaura, Parque Santana, Cento e Vinte, Cidade São Pedro, Colinas da Anhanguera e Centro. No total, a prefeitura atende cerca de 1,3 mil alunos nas modalidades de luta, e esse investimento coloca Santana de ParnaÃba como referência no Estado de São Paulo e revela talentos que se destacam em campeonatos de alto nÃvel.
Destaque internacional
Além de competições nacionais, os atletas da cidade têm se destacado em campeonatos internacionais. É o caso do Mundial de Karatê, realizado em agosto deste ano no Japão, que contou com a participação de dois caratecas de Santana de ParnaÃba: Valentina Mello de Carvalho e Yuri da Silva Santos. Ela conquistou três medalhas na competição (vice-campeã nas modalidades kata e kumite individual, além do 3º lugar por equipes no kumite), enquanto Yuri ficou entre os oito melhores do mundo.
No ano passado, a equipe parnaibana também se destacou no Campeonato Internacional de Karate-Do Goju-Ryu Sul-Americano, realizado em San Antonio, no Chile, com a conquista de sete medalhas - cinco de ouro e duas de prata. Destacaram-se nessa competição Giovana Ricci Rosa do Sacramento (ouro no kumite), Robinson Lopes da Silva (ouro no kumite e prata no kata), Yuri da Silva (prata no kata), Valentina de Carvalho (ouro no kata e no kumite) e Lucas Profeta Ferreira (ouro no kumite).















